Clube da Luta! Que filme! Ouso dizer que esse filme é venerado por muitos, nos dias de hoje. Só nos dias de hoje, porque na época em que foi lançado, 1999, foi visto com grande desconfiança.
No elenco temos 3 nomes de peso: Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonhan Carter. Algo bom teria que sair daí, né? Eu acho que os personagens de Norton e Pitt caíram como uma luva pra eles...
O protagonista da história é Jack, interpretado por E. Norton. Jack é um cara conformado com seu bom emprego, que mexe com seguros. Ele é muito confuso e desajeitado, e Norton é ótimo com esses tipos de personagens. Apesar de ter, digamos, uma boa vida, Jack tem problemas seríssimos de insônia que nem você que está lendo isso, mas o dele é realmente sério, ele chega a passar dias sem dormir de verdade. Tanto que ele resolve entrar pra uma terapia de grupo e lá ele conhece Marla (E. B. Carter)
Brad Pitt interpreta um vendedor de sabonetes, Tyler. Pitt se saiu muito bem com este personagem, é incrível como combina! A bandidagem de uma forma imperceptível. Vocês precisam ver...
Jack faz uma viagem a trabalho e lá ele conhece Tyler, mas quando viaja de volta, seu lar está pelos ares, tudo foi destruído, uma explosão, sinceramente eu não lembro o porquê, ou como foi, e nem vou pesquisar pra relembrar...
Me processe.
Continuando...
Então Jack resolve ligar para seu novo "amigo", e então eles se encontram num bar, enchem a cara e do lado de fora, Tyler dá uma surra no infeliz. Tyler diz que a melhor forma de se desestressar desse mundo moderno cheio de regras escrotas é socar muito!
Jack dá um curtir no status Tyler.
Eu também.
Aí eles resolvem morar juntos e fundam o Clube da Luta. Obviamente esse clube tem práticas ilegais, por isso tudo é feito às escondidas. E tem regras, como nunca poder falar sobre o Clube e se alguém pedir penico, a luta para.
Entre outras.
O fato é que o clube recebe cada vez mais adeptos e a porrada vai comendo solta!
Nesse ponto a gente pode fazer uma pequenina análise. O filme mostra uma forma primitiva do homem. Ali eles conseguem externalizar o monstro dentro de si, não precisam ser aqueles homens cobertos por um paletó obedecendo à regras morais da sociedade. Um espírito anarquista nasce dentro deles, até mesmo da pessoa que está assistindo! É por isso que esse filme é um sucesso absoluto para quase todos os homens que assistem. O filme mostra a natureza do homem desde os tempos pré-históricos.
A personagem Marla é o ponto de equilíbrio de Jack. Com Tyler, ele pode ser o monstro, mas é com Marla que ele volta à si. Quando esses pontos crescem, nasce uma divergência entre os personagens.
Aí cabe à você ver o que acontece no final!
Eu preciso de uma imagem pra definir esse filme.
Obrigado, Troll Face, eu sabia que poderia contar com você.
O filme é feio, visualmente falando, assim como sua trilha sonora, e isso tudo contribuiu para a idéia do filme.
Acredito que o longa não teve sucesso na época por dois motivos: o primeiro é que naquele mesmo ano, tivemos Matrix, que foi um filme que revolucionou o cinema. E o segundo, acredito que seja por causa da forma com que foi mostrada uma realidade. Uma violência brutal, a imagem do homem primitivo nos dias de hoje, em que todos nós temos um pouquinho.
Excelente filme, muito recomendado!