quarta-feira, 14 de março de 2012

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei

appaloosa_movie_poster

Antes de eu falar sobre esta obra de arte, eu queria registrar um protesto. Quem me conhece, sabe que eu sou crítico pesado contra as traduções dos títulos de grande parte dos filmes, do nome original para o português aqui no Brasil. Por exemplo: o próprio filme que escrevi da última vez. "Underworld", deveria se chamar Submundo aqui no Brasil. Em vez disso, eles deram o nome de "Anjos da Noite". (?)

Outra coisa que detesto é adicionar nomes que não estão originalmente lá, como "Red - Aposentados e Perigosos", sendo que o filme chama-se apenas "Red". Essas coisas entregam o espírito do filme e antes mesmo de você assisti-los, já sabe do que se trata. O filme de hoje também é assim. Olhem o cartaz. É apenas "Appaloosa", mas aqui, decidiram colocar "Uma Cidade Sem Lei". Agora vocês já sabem que Appaloosa é uma cidade, e não um sobrenome de alguém ou uma nave espacial, e além disso, já sabem que lá o pau fecha! Sem graça né?

Mas às vezes os caras acertam. Em uma das raríssimas vezes que isso aconteceu, posso citar "Crouching Tiger, Hidden Dragon" que deveria ser algo como "Tigre Agachado, Dragão Escondido" e aqui ficou simplesmente "O Tigre e o Dragão". AWESOME!!!

Dito minha opinião PESSOAL sobre o assunto, vamos ao artigo do filme.

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa, 2008) é um filme faroeste que conta com um elenco de peso! Ed Harris, Viggo Mortensen, Reneé Zellweger, Jeremy Irons e Timothy Spall são grandes nomes do filme.

O longa conta a história de uma dupla sertaneja de cowboys, Virgil (Harris) e Everett (Mortensen), que são chamados à uma cidade. Adivinhem qual?

Sim!!! A cidade sem lei, Appaloosa! Estão surpresos? Aposto que sim!

Acontece que nessa cidade tem o fazendeiro Randall Bragg (Irons) que está aterrorizando, e a dupla já faz esses serviços há muito tempo.

Eles tornam-se xerifes da cidade para botar ordem na casa, ao passo que chega uma mulher, Allie French (Zellweger), e balança o coração os amigos. Ela tem uma relação com Virgil, mas dá mole pro Everett. Temos aqui um triângulo.

Enquanto isso, o conflito com Bragg come solto.

Allie não é das mulheres mais confiáveis, isso mostra diversas vezes no filme, e Everett tanta avisar seu amigo, mas a essa altura, Virgil já está apaixonado.

As cenas de tiroteio, que são poucas e curtas, são maravilhosas. Isso dá realismo ao filme. Não é aquela coisa de que os vilões dão 154 tiros e nenhum acerta o protagonista.

appaloosa__058

Esta cena de tiro por exemplo, deve ter uns 3 a 5 segundos, tempo suficiente para vários homens darem vários tiros e vários acabarem mortos. É a lógica, e aqui neste filme isso é levado a sério.

Afinal, sabemos que tem uma probabilidade altíssima de você levar um tiro na primeira puxada do gatilho de um cowboy. Ponto positivo!

A história não se desenvolve tanto. Eu diria que vai a passos lentos.

O espectador que não costuma ver filme de faroeste, porém quer assistir mesmo assim, pode facilmente perder o interesse por este filme. Apesar de dinâmico, a história custa a progredir. Ponto negativo.

Agora, a grande sacada do filme são os atores. Nossa Senhora dos Bang-Bangs Bizarros, que elenco! O talento nato de cada ator é a melhor parte do filme.

Os personagens são muito bem formados e têm muita vida, graças aos atores. O destaque (sem puxação de saco por causa de O Senhor dos Anéis, ok?) é com certeza Viggo Mortensen. Seu personagem não é o líder da dupla, nem é o protagonista do romance, mas o dom artístico desse cara transforma seu personagem, na minha opinião, no principal do filme, mesmo não sendo.

Na última cena do filme, ele já está de saco cheio do vilão Bragg, e no melhor estilo duelo faroeste, ele desafia o maledito.

600px-AppaloosaDuel

Não, olhem a pose dele!!! Puta que pariu Caramba, que estilo!!! Sério!!! Awesome!!!

Aqui na última cena descobrimos que ele é o gatilho mais rápido do oeste!

Eu que estou dizendo.

E imediatamente depois, ele vai embora da cidade sozinho, cavalgando ao pôr do sol.

Fala sério, o filme inteiro evitou cenas clássicas de faroeste para dar uma inovada, mas no final, temos duas seguidas estreladas por Viggo Mortensen.

Porra!

Fechou com chave de ouro!

Filme muito recomendado, se você quer ver algo diferente, é uma boa pedida!

Se você quer ver tramas genais que te surpreenda, evite assistir.

Vale muito pela diversão!

Vou simbora!

Um comentário:

  1. Rapaz, não conhecia esse filme, vou dar uma procurada, parece ser do jeito q eu gosto!!! rsrs

    ResponderExcluir