ESTE POST NÃO CONTEM SPOILERS!!!!
Finalmente a espera chegou ao fim, e na última sexta-feira 27, estreou o tão esperado filme Os Vingadores – The Avangers (The Avangers, 2012). Como o nome já diz, é o filme que trata dos heróis do grupo homônimo, que pertence à Marvel (que por sua vez, pertence à Disney).
Vamos por partes. Falei no início que não vou soltar spoiler, e não o farei, mas vamos analisar o que precisar ser analisado.
Vamos começar pela grandiosidade do filme. Bom, desde “Homem de Ferro”, a Marvel vem dando sinais de que lançaria um filme dos Vingadores, com suas cenas pós créditos intrigantes e curiosas. O mesmo seguiu-se em “Homem de Ferro 2”, “O Incrível Hulk”, “Thor” e “Capitão América – O Primeiro Vingador”. Tudo isso para dar respaldo à história e aos personagens.
Então, quando oficialmente falaram que sairia o filme dos Vingadores, os nerds gritaram “OMG OMG OMG!!!” e os não-nerds falaram “caralho doido!!!”. E todos ficaram ansiosos por imagens, trailers, depoimentos e qualquer rastro que levasse ao filme.
E agora posso dizer com toda propriedade: valeu cada minuto de espera.
Vamos aos personagens. Olha, eu não posso imaginar como esse filme poderia ficar melhor.
Cada personagem tem sua parcela (enorme) de responsabilidade dentro da trama. Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk dispensaram maiores apresentações e desenvolvimentos, pois tiveram seus próprios filmes. Gavião Arqueiro e Viúva Negra receberam um cuidado especial, pois cada um apareceu como personagem secundário em Thor e Homem de Ferro 2, respectivamente.
O que achei sensacional foi o fato do senhor Joss Whedon, diretor do blockbuster, não deixar nenhum dos 6 integrantes à margem. Todos são importantes, todos são protagonistas, não há líder ou principal. Eles são Os Vingadores, são um grupo, e isso foi muito bem abordado!
Queria deixar claro que inclusive o Loki está sensacional. Ele está excelente e é aquele vilão que você até simpatiza!
E quanto a ação e efeitos especiais?
Olha, quem me pergunta eu sempre falo que o meu filme de ação predileto foi Transformers (1). Mas tenho que admitir: Os Vingadores desbancou.
O filme não tem pressa de acontecer e a ação acontece com muita naturalidade e em seu devido tempo, diferente de Transformers, que à todo momento uma ação de saltar os olhos cai em seu colo. Aqui, apesar do filme ter ação praticamente todo o tempo, você não vê aquela coisa “toma essa cena aqui pra você ficar boquiaberto com meu talento pra filmes de ação!!!”.
Os efeitos especiais estão maravilhosos, lindíssimos! O 3D está muito bem aplicado, enfim, não tenho o que falar disso. Assista ao filme e volte aqui pra concordar comigo.
Só mais um adendo. Olhando os personagens assim reunidos, me veio à cabeça como deve ser difícil lidar com tantas estrelas do cinema reunidas, então eu volto a dizer que Joss Whedon fez um ótimo trabalho, colocando cada ator e personagem em seu devido lugar, e tendo a capacidade de dar importância igual à todos.
Em se tratando da história, vários heróis reunidos acostumados a atuarem sozinhos não iriam se dar muito bem de início, a não ser aqueles que tem uma linha de pensamento parecida, como por exemplo Tony Stark (Homem de Ferro) e Bruce Banner (Hulk), que são cientistas e calculam bem suas ações antes de axecutá-las. É natural que se dessem bem até certo ponto.
Mas apesar das diferenças entre os heróis, foram feitos links importantíssimos que deram força ao espírito de grupo, que deve nascer para de fato a equipe Vingadores nascer.
Só tenho 2 coisas pra falar que não foram muito bacanas.
A primeira é uma opinião mais pessoal, mesmo. Eu não gosto muito do Chris Evans no papel de Capitão América. Sei lá, ele tem cara de bobão e de Tocha Humana. Assim, o Tocha Humana cai como uma luva pra ele, já que o personagem é bonitão, playboy e abobado, coisa que o Chris Evans é e sabe fazer. Mas ok…
A segunda é o seguinte, a história não é lá muito surpreendente caso você vem acompanhando as novidades de Os Vingadores antes da estreia. Muito se falou da trama, do que vai acontecer etc, e na hora do filme tudo se fez acontecer e acabou não sobrando algo novo ou inesperado.
Mas é como dizem por aí. Melhor algo já esperado mas muito bem feito, do que algo inovador e que se mostra uma porcaria.
Bom, vamos encerrar.
Fica aqui a dica para um dos melhores filmes dos últimos anos. Você que é de acompanhar gibis/HQs/quadrinhos, tenho certeza que vai curtir demais, assim como você que só testemunha heróis pela telona, vai vibrar também! Falando nisso, juro, ao final do filme, muitos gritaram e aplaudiram!
Um ótimo trabalho feito pelos atores, pela equipe, pela produtora e pelo senhor diretor Joss Whedon, que deixou o terreno pronto pra sequência.
E eu vou é simbora!
P.S.: Homem de ferro, Hulk: EU AMO VOCÊS!!!!